segunda-feira, 1 de junho de 2009

Desvendando as técnicas de SEO




Recentemente entrei em algumas discussões sobre mecanismos de busca com alguns amigos falamos sobre SEO. Alguns já eram familiarizados com o termo, mas outros não faziam idéia do que era e quando expliquei ainda duvidaram que essas técnicas realmente funcionavam. Por esse motivo comecei a fazer algumas alterações no blog para mostrar resultados práticos e aproveito para mostrar aos leitores como conseguir os mesmos resultados.

Vale lembrar que mesmo o maior especialista em SEO não consegue resultados imediatamente, mas certamente dentro de um prazo razoável os resultados virão.

Começa aqui então essa série de posts (não sei quantos serão mas certamente mais de um) sobre SEO.

SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para motores de busca é o conjunto de ações e estratégias que visam melhorar o posicionamento de um site nos resultados de um buscador(leia-se Google).

-OK, mas e pra que?!

Se você se fez essa pergunta você é um imbecil a resposta é muito simples. Qualquer pessoa ao criar um blog ou um site qualquer começa uma busca incessante por visitantes. A um tempo atrás a troca de links e banners era a forma mais eficiente de fazer isso o que por culpa do Google já não é verdade(explicaremos mais a frente). Entenda melhor, quando você precisa de alguma informação, pesquisas ou trabalhos o Google é sempre o primeiro lugar a se buscar, correto?! Eu, inclusive, tiro dúvidas de português e quando tenho dúvidas em alguma URL também utilizo o todo poderoso. Mas um detalhe é muito importante, dificilmente alguém ultrapassa o segundo "O" ao buscar os resultados, ou seja, é essencial estar presente entre os primeiros resultados.

-Certo, já sei o que é SEO e entendi a importância, mas como funcinam as técnicas de SEO?

Bom, existem diversas técnicas e eu vou tentar mostar algumas aqui para que com o tempo seu site possa estar entre os primeiros nas buscas com assuntos relacionados ao conteúdo do mesmo. Primeiro é importante entender como funciona o Google e como ele ordena os resultados.

Como funciona o Google?

Para encontrar os sites o Google utiliza ferramentas como spiders comuns a maior parte dos sistemas de busca. Ele também possui
uma lista de palavras-chave e onde encontrá-las. O grande mistério e o mais importante é o que vem a seguir. Para ordenar os resultados o Google utiliza um sistema chamado de PageRank, que nada mais é do que uma classificação por relevância.


Spiders são algoritmos dos quais as máquinas de busca se utilizam para varrerem a internet em busca de informação.
Algumas de suas funções são:
* localizar novas páginas na web através de links ou Sitemaps;
* identificar o conteúdo de sites;
* detectar conteúdo duplicado na internet;
* dar relevância a uma página ou marcá-la como “spam“;
* entre outros.


Agora que já sabemos como funciona o Google vamos ao próximo passo que é começar a pensar em como ser encontrado pelo Google.
O primeiro passo para sites novos, com pouca visitação e nenhum link apontando para ele é adicioná-lo manualmente.
Clique aqui para adicionar seu site no índice do Google manualmente
Feito isso dentro de algum tempo ele deve começar a aparecer nos resultados (próximo do "E" mas vai aparecer).

O passo seguinte também é relativamente simples. Adicionar meta tags.

O que são meta tags?

Meta tags são linhas de código HTML, ou "etiquetas", que, entre outras coisas, descrevem o conteúdo do seu site para os buscadores. É nelas que você vai inserir as palavras chaves que facilitarão a vida do usuário na hora de te encontrar. Através delas você pode também "assinar" seu site, declarando sua autoria sobre o código fonte.

Como utilizar as meta tags

As meta tags devem ser incluídas no seu código HTML, dentro da tag <HEAD>, assim:

<HTML>
<HEAD>
<TITLE> Akeles Caras - O que são as meta tags </TITLE>
<META NAME="author" CONTENT="Renan Berenger">
<META NAME="description" CONTENT="Meta Tags - O que são e como utilizá-las. Passo importante nas técnicas de SEO">
<META NAME="keywords" CONTENT="sites, web, desenvolvimento, seo">
</HEAD>
...

Os campos são auto explicativos mas vou dar uma breve passada.
AUTHOR - É a pessoa responsável pela criação do site. Mesmo que o cliente não dê crédito a seu trabalho assine seu quadro nas tags!
Description - A descrição do site. O buscador mostrará como resultado em sua busca. Seja objetivo mas descreva tudo que seu site tem a oferecer.
Keywords - Palavras-chave. Não economize nas palavras mas utilize apenas palavras relevantes. Não tem nada pior do que entrar em um site e perceber que não tem relação nenhuma com o que foi buscado. Se preocupe com seu Bounce Rate!

O que é Bounce Rate (Taxa de Rejeição)?

Como o nome já diz, é uma taxa calculada com base nas pessoas que acessam seu site e saem sem navegar ou antes mesmo da página terminar de carregar. Manter essa taxa abaixo de 20% é meu sonho de consumo, ate 35% é aceitável, mas se passar de 50% é muito preocupante.

Eu vou parando por aqui, mas no próximo post continuarei mais focado em melhorar sua posição nas buscas visto que com as 2 dicas acima você já deve estar presente nos resultados.
Enquanto isso não se esqueça de fazer seu cadastro em um sistema de análise de tráfego, de preferência o Google Analytics que além de ser muito detalhado é gratuito. Usaremos outras ferramentas do Google em posts futuros, mas não é necessário cadastrar-se no momento.

t+

Referências:

Brasil SEO
Infowester

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