domingo, 29 de abril de 2007

Futuro = Escolha ou Destino?

Pensando na vida me deparei com o futuro.
Sempre acreditei que minhas escolhas constroem meu futuro e que destino é uma forma das pessoas diminuírem a dor dos sofrimentos que, inevitavelmente, passamos no caminho. A questão é que se eu escolho meu futuro isso implica dizer que posso conseguir tudo que quiser e nao existe influência externa em minha vida...tudo besteira!

Então talvez eu seja predestinado a algo. Talvez minha vida seja um livro escrito e que eu seja mero personagem de uma história. Por isso temos os problemas, as alegrias e tantas experiências, vivemos em uma novela. Mais ou menos como um show de Truman onde todos somos espectadores e personagens ao mesmo tempo.
Não me conformei com essa teoria. Achei perturbador demais pensar que não importa o que eu queira e não importa o que eu faça, no fim, o resultado será o mesmo. E ninguém deve pensar assim...seria conformismo demais.

Continuei buscando respostas para minhas perguntas mas pra cada resposta encontrava mais perguntas. E o que passava em minha vida e ao redor dela tornava ainda mais obscura a verdade.

Pq um casal que não procurava nada encontra um amor pra vida toda?
E quando um amor acaba, o que acontece com a vida?
Pq nunca estamos satisfeitos com o que temos?
E se nao queriamos o que tinhamos pq nos arrependemos quando perdemos?
Pq faço tantas perguntas se as respostas vao gerar + perguntas?

A verdade é que a vida é mais complicada do que pensamos.
Mas hoje cheguei a uma conclusão, o que não significa que é correta ou que é algo definitivo mas pelo menos tenho uma resposta...deixo novas perguntas pra amanha...

Minhas ações(mesmo inconscientes) geram reações e com isso escrevo minha história de acordo com o que parece ser melhor pra mim(nem sempre estou certo, diga olá ao sofrimento). Também estou sujeito as escolhas de outras pessoas o que torna a vida imprevisível e por isso também temos problemas e encontramos novamente o sofrimento. Em resumo a vida é um conjunto de escolhas que se encontram num cataclismo. Ninguém pensa igual, pelo menos não todo tempo.
Mas isso não é motivo pra desespero, encontramos um futuro feliz quando temos a habilidade de aceitar as diferenças e aceitamos que na dúvida devemos fazer o óbvio...

When in doubt, do the obvious.
Franklin Watts

Não entendeu?
O óbvio é tema do proximo post...

Nenhum comentário: